pré-operatório
Tecnologia usada a favor do paciente no preparatório à intervenção cirúrgica.
intra-operatório
Atuação da profissional in loco: durante o procedimento cirúrgico, no próprio hospital.
pós-operatório
Em trabalho desenvolvido junto ao cirurgião, a profissional executa o acompanhamento pós-cirúrgico em seu consultório.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DESTAS TÉCNICAS?
fisioterapia dermatofuncional no pré-operatório
A fisioterapia oferece uma ampla gama de opções para facilitar a recuperação do paciente que passará por procedimento cirúrgico - e este acompanhamento pode começar ainda antes do procedimento.
No pré-operatório, a atuação da profissional é voltada para as avaliações de fatores relacionados às disfunções
estéticas.
Quais são estas disfunções? Retrações musculares, características da pele, desvios posturais que desencadeiam alguma deformidade na estética. Além deste diagnóstico prévio, esta consulta serve para esclarecer dúvidas e fornecer orientação aos pacientes, como a
importância dos cuidados no pós-operatório e todo o planejamento de recuperação que será adotado.
fisioterapia dermatofuncional no intra-operatório
Medida recomendada cada vez mais por médicos cirurgiões, a presença do fisioterapeuta dermatofuncional no bloco cirúrgico se mostra eficiente, segura e com resultados incríveis e bastante rápidos.
Na prática, o profissional atua logo após o término do procedimento cirúrgico ao aplicar bandagens elásticas compressivas, popularmente conhecidas como taping compressivos. Como o paciente já terá um diagnóstico prévio, feito no período que antecedeu a cirurgia pelo fisioterapeuta, o atendimento no intra-operatório é personalizado e específico, direcionado para cada tipo de caso.
Mas atenção: para que os resultados sejam precisos, é imprescindível que o fisioterapeuta tenha qualificação nesta área, já que a técnica exige qualidade e precisão.
Cirurgias de redução de gordura e de implantes mamários são as que mais têm indicação desta técnica!
Vamos falar dos benefícios?
- Redução dos edemas: o inchaço que aparece após a cirurgia leva o nome de edema e é bastante comum, já que ocorre uma espécie de trauma nos tecidos! Por isso, a redução dos edemas é um dos benefícios incontestáveis da aplicação de taping e outras técnicas da fisioterapia dermatofuncional!
- Vamos evitar as equimoses? Percebemos as equimoses ao localizar as áreas roxas que se apresentam no período pós-cirúrgico! Na prática, esta é a manifestação que ocorre devido ao trauma vascular intenso que estes procedimentos invasivos ocasionam. A aparição das equimoses é muito comum em lipoaspiração, abdominoplastia, cirurgias da face, das mamas, entre outras. Há pacientes que as equimoses já se manifestam logo após o término da cirurgia, e em alguns casos, só é possível identificar estes 'roxos' dias após!
- No geral, a fisioterapia dermatofuncional no intra-operatório ajuda a prevenir edemas, fibroses, seromas, lipomas, retrações cicatriciais, enfisemas cutâneos, déficit de sensibilidade e contraturas musculares.
fisioterapia dermato-funcional no pós-operatório
A diminuição dos desconfortos causados pelo trauma de um procedimento cirúrgico invasivo é o principal ponto positivo do acompanhamento do fisioterapeuta dermatofuncional no pós-cirúrgico!
E quantas sessões são necessárias após o procedimento cirúrgico?
Cada caso recebe um protocolo individual, variando o número de sessões! Mas não se preocupe: cada passo dado aqui no Consultório recebe o aval e acompanhamento do seu cirurgião plástico, já que a integração destes profissionais é fundamental para resultados de excelência!