A cicatrização é um processo natural que acontece após a pele ter sofrido alguma lesão, incluindo a cirurgia plástica. A cicatriz é o que determina a reconstrução do tecido após a ferida e pode surgir de algumas formas: normotróficas, atróficas, hipertróficas, quelóides, hipercrômicas e hipocrômicas. Os tipos mais temidos são as hipertróficas e as quelóides, pois elas deixam uma saliência visível na pele.
Veja o detalhamento dos principais tipos de cicatriz:
- Quelóide
São protuberantes, podendo causar dores e desconforto. Um inchaço atua junto com uma vermelhidão na área, mas também se estende para além do local afetado. Esse tipo de cicatriz acontece por herança genética, quando ocorre excessiva e desregulada produção de colágeno;
- Cicatriz hipertrófica
No local da lesão, acontece um inchaço que não se estende para além da área, e uma vermelhidão na região ferida. Neste caso, há um acúmulo de colágeno, mas não se trata de uma questão genética;
- Normotróficas
É o tipo perfeito, pois mostra que o colágeno no local voltou ao normal, simbolizando que deu tudo certo. Dessa forma, o tecido regenerado fica semelhante ao que era anteriormente à lesão;
- Atrófica
Acontece quando existe perda de músculo ou gordura, que oferecem sustentação ao tecido. Costuma acontecer em peles acneicas;
- Hipocrômicas
Nesse caso, a coloração da cicatriz fica mais clara que a pele, porque há perda de melanina no local. Costuma acontecer em casos de queimaduras;
- Hipercrômicas
Ao contrário da anterior, esta se destaca pelo excesso de melanina. Dessa forma, o lugar fica mais escuro que o restante da pele.
Cicatrização no pós-operatório
Apesar de ter uma cicatriz perfeita ser o desejo de todas as pessoas que fazem uma cirurgia, alguns fatores podem influenciar negativamente na cicatrização. Para chegar no resultado que você deseja, precisa saber o que fazer:
- Hidrate a pele e beba água;
- Dê preferência para roupas soltas, que não fiquem aderentes à pele, além de optar por cores claras;
- Evite sol;
- Use protetor solar de forma regular;
- Higienize a lesão apenas com água e sabão neutro.
Lembre-se: não existe mágica para a cicatrização perfeita!
Não existe uma fórmula mágica para acelerar o processo de cicatrização, mas um corpo saudável certamente irá trabalhar melhor em prol desse objetivo. Além disso, a atuação de um profissional qualificado também impulsiona o resultado tão desejado, que é uma cicatriz discreta e bonita.
É importante salientar que, em cirurgias plásticas, o corte costuma ser feito de forma que fique discreto após a cicatrização.
E atenção: quando a marca fica com uma cor intensa e com relevo, o paciente deve pedir ajuda ao médico ou ao fisioterapeuta que o está acompanhando.
Com o auxílio de um fisioterapeuta dermatofuncional, recursos como utilização de bandagens e outros cuidados levam à perfeita cicatrização. Com o taping, por exemplo, a tensão da cicatriz tem suas formas normalizadas.
Nossos profissionais da equipe Bruna De Bacco estão preparados para cuidar da melhor forma da sua cicatrização. Agende sua avaliação e faça o pré, intra e pós-operatório conosco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dra Bruna De Bacco
Fisioterapia Dermatofuncional
Crefito 149787F
📍 Rua José Mário Mônaco, 227 | Centro Profissional Serrano
📲 WhatsApp (54) 9932.4014
Bento Gonçalves – RS
Comments