Uma dúvida comum que surge aqui no consultório nessa época do ano diz respeito às cirurgias plásticas no verão. O calor influencia no inchaço e no desconforto? O resultado fica comprometido?
Com o aumento das temperaturas, é normal sim que exista um pouco mais de inchaço do que o usual. Mas isso apenas inspira mais cuidados, sem prejudicar os resultados!
Confira alguns cuidados importantes nesse sentido! Parte das orientações foi divulgada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica:
* O paciente não deve se expor diretamente ao sol durante os 30 primeiros dias em nenhuma circunstância (as cicatrizes podem escurecer e as manchas roxas podem adquirir um aspecto de tatuagem com a ação do sol). O ideal é se proteger por, pelo menos, 90 dias, com protetor solar e roupas adequadas.
* O uso de filtro solar com FPS 60 em regiões operadas é altamente recomendável, além do uso de bonés e chapéus no caso de cirurgias na face.
* Em cirurgias maiores, principalmente nas que envolvem lipoaspiração, a desidratação é um fator importante a ser prevenido. Beba bastante água!
* A fisioterapia é utilizada no pós-operatório para ajudar a prevenir edemas, fibroses, seromas, lipomas, retrações cicatriciais, enfisemas cutâneos, déficit de sensibilidade e contraturas musculares.
* Lembre-se! Mais do que facilidade e conforto, existe um fator de fundamental importância que precisa ser considerado: dispor de tempo e logística adequados para o pós-operatório, pois uma recuperação mal feita influencia diretamente no resultado da cirurgia. É melhor fazer a cirurgia plástica no verão e ter tempo suficiente para recuperar-se do que operar no inverno e precisar voltar ao trabalho antes do recomendado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔ Aqui no consultório somos especialistas em pré, intra e pós-operatório de cirurgias. Marque uma avaliação com a gente e saiba mais sobre o assunto!
Dra Bruna De Bacco
Fisioterapia Dermatofuncional
Crefito 149787F
📍 Rua José Mário Mônaco, 227 Centro Profissional Serrano
📲 WhatsApp (54) 9932.4014
Bento Gonçalves – RS
Comments