Apesar de não ser considerado um erro, o seroma é uma complicação natural do processo cirúrgico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas o que é seroma?
O seroma está relacionado à reação de "defesa" do corpo e basicamente é um acúmulo de líquido debaixo da pele. Essa condição pode aparecer depois de qualquer cirurgia, especialmente aquelas em que há manipulação da pele e do tecido adiposo, como a lipoaspiração, a abdominoplastia e a mamoplastia.
Como reduzir as chances do seroma?
Para prevenir ao máximo o seroma, muitos cirurgiões apostam em soluções como dreno, cinta modeladora e placas de contenção. O tratamento fisioterapêutico intraoperatório e pós-operatório também têm mostrado excelentes resultados na prevenção de seromas, edemas, fibroses, lipomas, retrações cicatriciais, enfisemas cutâneos, déficit de sensibilidade e contraturas musculares.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando o seroma ocorre, o seu volume determina a conduta a ser adotada pelo cirurgião plástico e pelo fisioterapeuta. O serome pequeno, em geral, é amenizado com a compressão local. Enquanto que para os volumes maiores é indicado a punção para remoção do líquido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aqui no consultório somos especialistas em pré, intra e pós-operatório de cirurgias plásticas. Se você fez ou pretende realizar um procedimento nesse sentido, não deixe de agendar uma avaliação com a gente para saber mais detalhes!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dra Bruna De Bacco
Fisioterapia Dermatofuncional
Crefito 149787F
Rua José Mário Mônaco, 227 Centro Profissional Serrano
WhatsApp (54) 9932.4014
Bento Gonçalves – RS
コメント