Seroma é definido como o acúmulo de líquido no subcutâneo! Ele pode ocorrer nos mais diversos procedimentos cirúrgicos.
Apesar de ser considerado uma complicação do processo cirúrgico, o seroma não é um erro médico. Aliás, quanto maior for a manipulação dos tecidos durante uma cirurgia, maiores são as chances do paciente desenvolver seroma.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔ É possível evitar que o seroma aconteça?
É possível reduzir as chances! Para prevenir ao máximo o seroma, muitos cirurgiões apostam em soluções como dreno e cinta modeladora. O tratamento fisioterapêutico intraoperatório e pós-operatório também têm mostrado excelentes resultados na prevenção de seromas, edemas, fibroses, lipomas, retrações cicatriciais, enfisemas cutâneos, déficit de sensibilidade e contraturas musculares.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔ E quando ele ocorre, tem como tratar?
Quando o seroma ocorre, o seu volume determina a conduta ideal a ser adotada pelo cirurgião plástico e pelo fisioterapeuta envolvido no pós-operatório. O seroma pequeno, em geral, é amenizado com a compressão local, acompanhada de perto por um profissional. Para os volumes maiores, é indicada a punção para remoção do líquido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aqui no consultório somos especialistas em pré, intra e pós-operatório de cirurgias plásticas. Se você fez ou pretende realizar um procedimento nesse sentido, não deixe de agendar uma consulta com a gente para saber mais detalhes!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dra Bruna De Bacco
Fisioterapia Dermatofuncional
Crefito 149787F
📍 Rua José Mário Mônaco, 227 | Centro Profissional Serrano
📲 WhatsApp (54) 9932.4014
Bento Gonçalves – RS
🖥 www.brunadebacco.com
Kommentare